| HOME |
Criada em 2016, a Rede Suco de Laranja objetiva estimular o desenvolvimento de ações conjuntas entre ativistas e organizações sindicais que estejam ligadas a esta cadeia produtiva. Pretendemos estimular espaços de reflexão e elaboração de estratégias conjuntas voltadas para a melhoria das condições de trabalho e vida dos trabalhadores a quem representam.
Trata-se de uma rede organizada em nível nacional e internacional e que, até o presente momento, envolve organizações do setor rural e da indústria no Brasil e do setor do comércio, na Alemanha.
A Rede Suco de Laranja é uma rede de caráter sindical numa estrutura horizontalizada da qual podem participar organizações sindicais que atuem e representem trabalhadores do setor. Por sua horizontalidade permite a inclusão de organizações com as mais diferentes atuações e perfis políticos. Trata-se de um espaço que visa criar mecanismos para o fortalecimento dos sindicatos e dos trabalhadores desta cadeia produtiva. Para isso, a rede desenvolve pesquisas, promove encontros de reflexão conjunta entre as entidades da cadeia em nível nacional e internacional e desenvolve programas de capacitação junto aos sindicatos para que os mesmos desenvolvam atividades formativas com os trabalhadores de suas respectivas bases, fortalecendo assim, sua capacidade de negociação e mobilização dos trabalhadores na luta por melhorias das condições de vida e trabalho a que estão expostos.
A Rede também produz materiais formativos para dar suporte à atuação sindical nos locais de trabalho.
A Rede Suco de Laranja também promove capacitação das organizações sindicais para a implementação de pesquisas junto aos trabalhadores visando identificar os principais problemas que afetam sua saúde, sua vida e seu trabalho. Uma das metodologias utilizada é o Mapping, ferramenta que permite um detalhado mapeamento sobre adoecimento e acidentes que ocorrem nos locais de trabalho, suas causas e levantamento de propostas de soluções a partir do saber dos próprios trabalhadores.
Também desenvolvemos um diagnóstico sobre o impacto do uso de agrotóxicos sobre a saúde dos trabalhadores visando incentivar a elaboração de ações para enfrentar este grave problema que coloca em risco a saúde e a vida dos trabalhadores.
Promovemos a capacitação de monitores indicados pelos sindicatos para desenvolverem eles mesmos processos formativos junto às suas categorias. Os participantes da rede se envolvem integralmente tanto nos processos de capacitação, quanto na fase de elaboração de metodologias para tratar dos temas que afetam o cotidiano dos trabalhadores. Os programas de capacitação desenvolvidos na rede também visam fortalecer as capacidades negociais das entidades representativas dos trabalhadores.
A Rede também atua em nível nacional e internacional abrindo espaço de diálogo com as empresas que atuam comercialmente nesta cadeia. O objetivo é abrir espaços de negociação entre empresas e organizações sindicais em nível nacional e internacional para debater melhorias nos acordos coletivos e nas condições de trabalho e vida dos trabalhadores desta cadeia produtiva.